domingo, 1 de julho de 2007

Políticas e politicagens - Primeira Edição

Movimento estudantil

Falaram pra fazer uma coluna sobre movimento estudantil – eu toscamente topei – mas me deparo com uma profunda dúvida: Que diabo vem ser o movimento estudantil?
Posso garantir que nunca teremos uma única resposta para esse questionamento. Alguns vão dizer que movimento estudantil é uma escola para partido político; outros, que são um bando de vagabundos metidos a revolucionários; outros tantos nada dirão.
Faço movimento estudantil, sou de um Diretório Acadêmico, atuo no coletivo de comunicação no Ceará. Nunca fui filiado a partido político e, até agora, nunca pretendi ser. Quanto ao vagabundo metido a revolucionário, não posso negar tal adjetivação. Porém, também não sou mais vagabundo que muitos e nem mais metido a revolucionário que outros que não fazem “movimento estudantil”.
Na minha visão, movimento estudantil são sonhos para todos, sonhados por poucos. Movimento estudantil é movimento social. Um movimento que propõe reinventar a sociedade, buscando alternativas, enquanto ainda temos “saco” e esperança para buscá-las.
No fundo ainda não encontrei uma definição e espero, sinceramente, que ninguém venha cobrá-la, a não ser eu mesmo.

DCE

O Diretório Central dos Estudantes – aquela sala lá perto do campo, onde os estudantes tiram as carteirinhas – está com uma nova gestão. O Gilber (que é tão de oposição que faz oposição a si mesmo), depois de um ano e meio, finalmente largou o osso.
Pra quem não sabe, a gestão passada, Acorda DCE, foi uma gestão no mínimo polêmica. Problemas e atritos não faltaram. Mas, finalmente as eleições aconteceram – eletrônicas, como ex-presidente adora ressaltar – e entre quatro chapas inscritas (de propostas praticamente idênticas). A MUDE ganhou.
Vou citar algumas propostas da chapa vencedora, para que a mesma possa ser cobrada:
· Um restaurante Universitário
· Não aumento das mensalidades
· Aumento da frota de ônibus para a universidade
· Carteirinhas de estudantes a preço de custo

Essas são algumas promessas. Como, quando e se serão cumpridas é pleno problema deles. Resta-nos acompanhar, ajudar na medida do possível e COBRAR.

Perguntar não ofende:

No que pensaram primeiro? Na grafia MUDE, ou no seu significado: Movimento Unifor pela Democracia e Ética?

1,2,3 - Rapidinhas das eleições

1) Não questiono o João Alfredo – sua integridade é fato para todos que acompanham a política cearense – mas que o PinhoSol vacilou, isso vacilou. O panfleto do deputado está bem escrito e muito poético, porém utiliza de palavras um tanto complicadas. Fica a pergunta: Que socialismo é esse que não se comunica com as massas? No fundo o PinhoSol sabe que sua força está na elite acadêmica.
2) O material do Guimarães tem um jargão que já está gerando piadas: Guimarães, a cara do PT. Os mais maldosos já perguntam se a cara do PT é o cuecão.
3) Roubo essa do MSN do Coutinho: Cid e Lucio “são farinha do mesmo Tasso”.

Deliberações do ENECOM.

Decisões importantes foram tiradas pela Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS). Algumas delas são:
1- O próximo Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social (Cobrecos) será em São Paulo, em janeiro. O cobrecos é um congresso deliberativo onde são votadas as diretrizes da Enecos para o próximo ano.
2- As inscrições das chapas para a executiva foram adiadas para um Conecom em setembro, o qual ocorrerá em paralelo ao Encontro Regional do Rio de Janeiro.
3- O Erecom (Encontro Regional) não será mais Norte e Nordeste (inteiro), mas ficará composto por Norte e Nordeste 3, o próximo a ser realizado em Fortaleza. As demais regionais do Nordeste terão seus encontros individuais.
4- A sede do próximo Enecom será votada no Cobrecos. As cidades candidatas são Goiânia e Vitória.
5- Apresentação das cartilhas de qualidade de formação e de boicote ao Enade.

Big Brother Chuveiro

Um fato triste marcou e revoltou diversos estudantes que foram ao Enecom. Em um encontro de combate às opressões, diversas universitárias foram constrangidas ao serem espiadas enquanto tomavam banho.
As instalações de banho eram feitas de alumínio e mantinham lado a lado os chuveiros masculinos e femininos; não tardou para que buracos fossem feitos nas paredes, permitindo que se olhasse o outro lado.
As congressistas, além da humilhação de serem observadas sem conssentimento, ainda foram obrigadas a escutar comentários obscenos. Uma estudante de Sergipe diz ter recebido uma camisinha cheia de esperma enquanto tomava banho.

Nenhum comentário: